quinta-feira, 14 de outubro de 2010

LIDERANÇA, GESTÃO E ÉTICA SEGUNDO CORTELLA

LIDERANÇA
O que é preciso para se tornar um líder de verdade?
Segundo Cortella, é necessário afastar a arrogância, isto é, a suposição de que já sabe o que é necessário. A humildade nos leva a saber que para inspirar pessoas e idéias é necessário ser sensível ao aprendizado oferecido.
Em seu livro "Qual é a tua Obra", Cortella coloca a humildade como um dos valores a ser resgatado pela sociedade. Destaca a necessidade de reconhecermos que não estamos só, que devemos pensar em um senso maior de coletividade. Gente que tem certeza de tudo não evolui, não inova, não cresce. Gente que não tem dúvida, só é capaz de repetir e repetir em um mundo em constante mudança.

GESTÃO
Segundo Cortella, a gente não nasce pronto, mas vai se fazendo, portanto, para ele existem três passos para o fracasso em uma gestão:
Não ensinar o que se sabe;
Não perguntar o que se ignora;
Não praticar o que se ensina.
Acrescenta ainda que a essência de uma gestão se aprende com humildade e sem arrogância.

ÉTICA
No livro "Qual é a tua Obra", Cortella faz uma reflexão da importância de pensarmos coletivamente. Deixa clara a diferença entre a autonomia e soberania. Autonomia leva em consideração os impactos que suas decisões têm na vida de outras pessoas. Soberania é fazer tudo o que se quer sem levar em consideração as conseqüências. Temos autonomia na nossa vida mas não soberania.

Fontes: http://marcelaowordpress.com/2008/02/23/livro-qual-e-a-tua-obra/ - acessado em 14/10/10 as 20:00h.
Rosana Tanus - Você S/A visualizado em: 14/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário