quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PETER SENGE X MARIO SERGIO CORTELLA

Comparando Peter Senge e Mario Sérgio Cortella, é possível realizar os possíveis alinhamentos:

Para Cortella a liderança deve ser trabalhada a partir da coletividade, estar sensível ao aprendizado e estar preparado para as constantes mudanças. Defende que a ética é um conjunto de valores que definem o que eu quero, o que eu posso e o que eu devo. Na questão da gestão, Cortella traz a necessidade de estar disponível a novos aprendizados, a importância de se ensinar o que se sabe, perguntar o que não se sabe e praticar o que se aprende.
Todas estas questões levantadas por Cortella, possuem relação com as disciplinas trabalhadas por Senge, no que diz respeito a visão compartilhada, pois traz a necessidade de se trabalhar em equipe e compartilhar os interesses organizacionais com as pessoas envolvidas.
Os modelos mentai também podem ser visualizados nessa questão, visto que tais atitudes necessitam de suas ampliações. O domínio pessoal traz a questão da visão da realidade e as atitudes tomadas diante dela. Sendo assim, para trabalharmos a questão da liderança, ética e gestão segundo Cortella, é necessário a aplicação das disciplinas trazidas por Peter Senge.

3 comentários:

  1. Que legal essa comparação! Tópico muito bem escolhido! Creio que esse blog ajudará muito na formação de novos administradores.

    ResponderExcluir
  2. Eu como administrador tive mta influencia dos dois autores, parabens pela escolha dos mesmos

    ResponderExcluir
  3. Eu que sou leiga no assunto, achei muito interessante também a forma como é feita a comparação entre os autores e a forma como o assunto é abordado.
    São principios e tópicos que todos deveriam saber e colocar em prática.
    Parabens pelo blog !

    ResponderExcluir